Sempre alerta
O corpo humano está sempre em mudança. Cada fase tem seus riscos, seus possíveis problemas. É importante conhecer e prevenir. Para manter a saúde e a agilidade física e mental, é preciso ter hábitos saudáveis: alimentação equilibrada, praticar atividades físicas. Deve-se evitar fumar e beber em excesso, além de tomar cuidado para não cair.
Duro na queda
As quedas podem causar lesões leves, como contusões e torções, até muito graves, como as contusões cerebrais. E, para quem sofre de osteoporose, o risco de fratura é maior e a recuperação, mais difícil. Por isso, tome cuidado. Siga estas instruções simples e seja duro na queda!
Siga estas dicas sem escorregar
1. Use sapatos fechados. Evite solados lisos.
2. Coloque tapetes de borracha no banheiro, no chuveiro ou onde precisar.
3. Exija que o ônibus pare completamente para você subir ou descer. Caso não seja atendido, denuncie a empresa à prefeitura.
4. Móveis e objetos espalhados pela casa causam tropeções.
5. Não encere a casa. Fixe bem os tapetes para que eles não escorreguem.
6. Calçadas esburacadas ou muito lisas e escadas defeituosas causam tombos. Reclame sempre com a prefeitura.
7. Ilumine bem sua casa. Ao dormir, deixe acesa a luz do corredor para auxiliar a visão.
8. Ao subir ou descer escadas, segure bem no corrimão.
ATENÇÃO:
Se você caiu e está sentindo dores fortes, não espere: procure assistência médica. E lembre-se: se você tem telefone, coloque-o num lugar fácil para pedir ajuda quando necessário.
O que os exercícios podem fazer por você
Fazer exercícios físicos evita várias doenças. E não é só isso. Os exercícios são muito importantes porque deixam você mais ágil, mais independente, com mais vontade de viver, se divertir. Quem se acostuma com atividades físicas tem mais disposição para sair com amigos e familiares, namorar, fazer novos planos ou realizar desejos antigos. Comece já!
MEXA-SE!
Exercícios fazem bem para o corpo e para a alma: aumentam sua segurança nas tarefas diárias e combatem a depressão. As juntas ficam mais flexíveis. Os músculos mais resistentes. Os ossos, mais rígidos. Ajudam a combater obesidade, diabetes, colesterol e pressão alta, diminuindo o risco de doenças do coração. Mas atenção: se você está parado há muito tempo, vá ao médico antes de começar; se já faz exercícios, vá ao médico periodicamente; evite exercícios fortes ou esportes coletivos, como futebol.