Doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são hoje um grave problema de saúde pública. Elas representam a primeira causa de morte no País. Com base nesses dados, o Ministério da Saúde está lançando o movimento PRATIQUE SAÚDE, desenvolvido em módulos com temas prioritários para a saúde da população e informações sobre riscos e complicações de doenças crônicas, como evitá-las ou retardá-las. O desafio é incorporar na rotina dos serviços de saúde, nas comunidades e sobretudo na vida de cada cidadão, a prática de hábitos saudáveis de vida.
O Ministério da Saúde tem certeza de que isso só ocorrerá com a utilização de linguagem acessível, que informe e sensibilize as pessoas a fazer o melhor por sua saúde.
A Campanha
O movimento Pratique Saúde começa apoiado por um grande esforço de comunicação do Ministério da Saúde. Neste esforço, foi criado um simpático personagem que representa a parte do corpo que mais sofre quando a pessoa não se cuida: um falante coração. O objetivo é despertar a atenção e empatia para um tema com o qual a população normalmente não se preocupa muito. E como a campanha visa mudanças no comportamento das pessoas, optou-se por um personagem com caráter lúdico, que possa cativar tanto adultos quanto crianças, pois se sabe que elas exercem grande influência na conscientização dos seus pais. O coração-personagem é hiperativo, extrovertido e adora uma piadinha, mesmo a mais sem graça. Ele foi desenvolvido em computação gráfica integrada a movimentos de atores. Assim foi possível criar um sujeito original, bem-humorado, que atrai a simpatia e instiga a curiosidade do expectador, ao tratar do importante tema dos hábitos saudáveis de vida .
Estratégia de Comunicação
A campanha inaugura também o novo posicionamento do Ministério da Saúde em sua comunicação: MAIS ATENÇÃO A VOCÊ. As peças incluem comerciais e anúncios para televisão, rádio, jornal e revistas; mídia exterior (cartazes), Internet, cartas-saúde e merchandising em programas de TV. Algumas peças estão disponíveis neste espaço, no link Peças de Campanha e podem ser livremente utilizadas por Estados e Municípios, em seus esforços de comunicação.
Potencialize a Campanha
Dicas para potencializar, em sua cidade, o movimento Pratique Saúde.
Articule com a imprensa local - o comunicador de rádio, o editor do jornal ou da TV local - para ajudar na divulgação. Afinal de contas, saúde é um tema que interessa a todos.
Produza faixas de pano, banners e outras peças de apoio, como bonés, camisetas e bottons.
Reúna comitês locais de mobilização, com a participação de associações de bairro, donas-de-casa, igrejas, clubes da terceira idade, empresas, entre outros, e mobilize o maior número possível de pessoas.
Peça ajuda aos médicos da cidade. Toda ajuda é válida para levar à população informações sobre hábitos saudáveis de vida e sobre como evitar, com medidas simples, as doenças crônicas. Entre aqui na área de download e baixa as peças promocionais da campanha para reproduzir e divulgar na sua comunidade.