Alimente sua saúde
A qualidade da sua alimentação está diretamente ligada à qualidade da sua saúde. Comidas saudáveis, como frutas e verduras, cereais, carnes e até mesmo o feijão-com-arroz de todo dia são muito importantes para prevenir doenças.
Já os alimentos com muito sal, açúcar e gordura podem prejudicar a saúde e aumentar os riscos de doenças. Por isso, siga as dicas do Brasil Saudável:
::. Coma mais frutas, legumes e verduras. Varie, invente, ponha mais cor no seu prato. Conheça e utilize a variedade desses alimentos disponíveis na sua região.
::. Procure comer arroz e feijão pelo menos uma vez ao dia. Nossos avós estavam certos. A combinação de arroz e feijão é ótima para a saúde. Prepare-os com pouca gordura, temperando com ervas naturais para realçar o sabor. Feijão cozido nas saladas é também uma ótima opção!
::. Reduza o consumo de alimentos gordurosos. Carnes com capa de gordura, salsichas, lingüiças, mortadelas, frituras e salgadinhos: tudo isso pode ser muito gostoso, mas faz mal à sua saúde. Tente reduzir o consumo para, no máximo, uma vez por semana.
::. Diminua o sal. A maioria de nós, brasileiros, tem o hábito de comer com muito sal. Mas comidas salgadas podem aumentar a pressão do sangue. Não adicione sal às comidas prontas e às saladas. Evite também temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos que contém muito sal.
::. Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia. O corpo funciona melhor se você comer quantidades menores, mais vezes ao dia. Pular uma refeição, ou comer demais em uma delas, atrapalha a digestão e pode fazer você ganhar peso.
::. Evite o açúcar. Bolos, doces, biscoitos, refrigerantes, sucos artificiais e outros alimentos com açúcar, quando consumidos em excesso, podem causar obesidade e cáries. Tente reduzir seu consumo para, no máximo, duas vezes por semana. Evite acrescentar açúcar aos sucos, vitaminas e ao leite.
::. Maneire no álcool. Você já sabe que o consumo de bebidas alcoólicas causa muitos acidentes, mas precisa lembrar também que o álcool faz mal à saúde. Evite o consumo diário.
::. Coma mais devagar. A correria do dia-a-dia não pode atrapalhar suas refeições. Apreciando melhor o prato, mastigando mais devagar, você se dá um tempo para relaxar e ainda ajuda a digestão.
::. Fique de olho em seu peso. Existe uma fórmula para saber se você está dentro dos limites saudáveis. Ela se chama IMC, Índice de Massa Corporal, e mede a relação do seu peso com a sua altura. Os limites saudáveis do IMC encontram-se entre 18,5 e 24,9kg/m2.