Varizes
Conceito:
Varizes ou veias varicosas são definidas como veias dilatadas, tortuosas e alongadas, com alteração funcional. Essas veias podem ocorrer em vários lugares do organismo, principalmente nos membros inferiores.
Causa:
O sangue depois de percorrer os membros inferiores volta ao coração através das veias. Para que seja possível vencer a ação da gravidade, as veias possuem pequenas válvulas que impedem o refluxo do sangue. Sem a presença das válvulas o sangue volta para as pernas. Quando falham as válvulas, o sangue reflui para as pernas, principalmente; com este aumento do volume do sangue, as veias dilatam, constituindo as varizes. Em torno de 80% das pessoas portadoras de varizes são mulheres, onde o fator hormonal leva a uma fragilidade da parede das veias. O fator hereditário é de grande importância, bem como: gravidez, uso de anticoncepcional, salto alto, excesso de peso e esportes inadequados (aeróbica, tênis, etc.).
Sintomas:
Os sintomas mais freqüentes são: dor, cansaço e sensação de peso nas pernas; sintomas menos freqüentes são: ardor, prurido, formigamento, edema (inchaço) e câimbras.
A médio e longo prazo as varizes podem causar complicações como flebite superficial (inflamações da veia com formação de coágulos), rompimento com hemorragia, manchas escuras, deformidades, cicatrizes e, em casos mais graves, feridas de difícil cicatrização.
Tratamento:
O tratamento faz-se basicamente através da escleroterapia (secar varizes), quando são microvarizes; já para as varizes maiores está indicado o tratamento cirúrgico.
Prevenção:
1 - manter peso adequado;
2 - controlar o uso de hormônios (anticoncepcionais);
3 - orientações específicas e rigorosas durante a gravidez;
4 - evitar ficar em pé ou sentado por muito tempo;
5 - manter pés da cama elevados (5 - 10 cm);
6 - evitar roupas apertadas e elásticos;
7 - exercícios físicos programados sob orientação;
8 - avaliações periódicas com o especialista para check-up (uma vez por ano no mínimo);
9 - evitar salto alto (indicado salto médio);
10 - não confiar em medicamentos que são apenas paliativos.