Quais as principais doenças associadas ao tabagismo ?
O tabagismo, é responsável por aumentar o risco de desenvolver mais de 50 doenças como enfisema pulmonar, infecções respiratórias, infarto, derrame, aneurismas arteriais, úlcera do estômago, bronquite, trombose vascular, impotência sexual do homem, menopausa precoce, infertilidade feminina e várias outras, dentre as quais não poderíamos deixar de citar o câncer. Além das doenças, existirão outras desvantagens para o fumante, pois quem fuma adoece duas vezes mais, tem menor resistência física, menos fôlego, pior desempenho nos esportes e na vida sexual, sem falar dos dentes amarelados e do cheiro do cigarro na boca, nas roupas e no cabelo. Por isso, alertamos que o importante é não fumar!
QUAIS OS SINTOMAS AO PARAR DE FUMAR ?
Os sintomas ao parar de fumar serão passageiros, podendo ainda permanecerem por algumas semanas, mas desaparecerão com o passar do tempo, pois são conseqüências da dependência que a nicotina causou durante o tempo que o indivíduo fumou. Dentre alguns sintomas os mais comuns são a dor de cabeça e tonteira. A tosse não deve ser vista como algo negativo, pois vivendo sem o cigarro, o ex-fumante teria agora condições de expulsar as substâncias nocivas que ficaram nas vias respiratórias, inaladas enquanto fumava. O importante é saber que qualquer sintoma que apareça, terá duração limitada e desaparecerá em pouco tempo.
COMO PARAR DE FUMAR ?
O primeiro passo para deixar de fumar, é marcar a data de parada para os próximos 15 dias, além de avisar às pessoas que convivem com você sobre esta importante decisão. Este dia não precisa ser de sofrimento, faça dele uma ocasião especial. Definida a data, você terá duas opções: a parada imediata, que deve ser sempre a primeira opção, cessando de uma vez, ou ainda a parada gradual, na qual você reduzirá o número de cigarros fumados por dia durante 1 semana. Não guarde cigarros, isqueiros ou cinzeiros. Procure fazer algo que goste para se distrair e relaxar, evitando situações as quais você associa ao cigarro. Você poderá ainda fazer uso de alternativas para enganar àquela vontade intensa que conhecemos como fissura; as alternativas seriam: balas, chicletes, cravo, canela, entre outros, lembrando que estes não poderão ser utilizados durante todo o dia, salvo o momento da vontade intensa. E lembre-se que ao parar de fumar, você poderá sentir sintomas desagradáveis, como ansiedade, irritação, dificuldade de concentração, dores de cabeça, entre outros. O importante nesse momento é não desanimar, pois todos esses sintomas desaparecerão no máximo em duas semanas, demonstrando que o seu organismo estará pouco a pouco voltando a funcionar sem a nicotina.