Frio agrava doenças de pele
Durante o inverno, é comum o agravamento dos sintomas de quem sofre com algum tipo de doença de pele.
Durante o inverno, é comum o agravamento dos sintomas de quem sofre com algum tipo de doença de pele. O frio, bem como o estresse emocional, é um dos fatores que têm influência direta no problema.
Os casos mais comuns são das doenças atópicas, espécie de reação alérgica que se manifesta na pele. A dermatologista Paula Bellotti, membro da Sociedade Francesa de Dermatologia, explica que as enfermidades pioram devido ao ressecamento.
A orientação para os pacientes é começar um tratamento intensivo antes de o inverno começar. "A hidratação deve ser específica para cada tipo de pele e de doença", completa a médica.
Nos casos de dermatites, as lesões precisam ser tratadas com pomadas à base de corticóides ou outras substâncias que ajudem a combater a inflamação. Em caso de infecções, é necessário o uso de antibióticos. O problema atinge principalmente as extremidades do corpo e áreas de dobras, como cotovelo e joelhos. A pele fica escamada e coçando.
O inverno também piora os sintomas da psoríase, caracterizada por placas avermelhadas com escamas grossas, principalmente nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo. A doença não tem cura, nem causas definidas. O tratamento é a base de cremes, pomadas e medicamentos.