Diarréia
Para a População O que é a diarréia?
A doença diarréica pode ser causada por vírus, bactérias e parasitas. Esses agentes podem contaminar a água, alimentos e o solo. Durante a diarréia, há um aumento do número de evacuações que leva à perda de líquidos e substâncias importantes para o organismo, o que causa a desidratação.
A diarréia é grave?
A diarréia é uma infecção autolimitada, isto é, cura sozinha. Entretanto quando a criança é muito pequena ou desnutrida o risco de haver desidratação grave é muito maior, podendo levar ao óbito se não houver atendimento adequado e precoce. Por isso, é preciso procurar a unidade de saúde quando a diarréia for intensa ou a criança estiver desidratada.
Quem tem mais risco de ter diarréia?
A diarréia ocorre mais nos locais onde não existe saneamento básico adequado e onde as pessoas não conseguem ter os hábitos de higiene adequados, como lavar bem os alimentos e as mãos antes e depois de lidar com o bebê, antes de preparar os alimentos ou depois de usar o banheiro.
Outro fator que aumenta o risco de diarréia é o desmame precoce e a introdução da mamadeira. Crianças alimentadas com mamadeira tem um risco 20 vezes maior de ter diarréia.
O que fazer quando a criança tem diarréia?
É preciso compensar as perdas de líquidos para evitar a desidratação. Por isso é preciso oferecer o peito mais vezes e aumentar a oferta de líquidos, tais como chás, sucos, água.
Não se deve suspender a alimentação. A criança deve receber a sua dieta habitual. Como a criança diminui o apetite pela doença, é importante oferecer os alimentos com maior quantidade de líquidos.
Quando usar o soro de reidratação oral?
O soro oral é muito importante para evitar a desidratação que é a principal causa de morte na diarréia.
Assim, todas as vezes que a criança fizer cocô ou vomitar ela deve receber o soro oral, em pequenas quantidades. É importante preparar corretamente o soro oral, de acordo com as instruções que estão no envelope.
Como preparar o soro de reidratação oral?
Colocar em 1 litro de água todo o pó de 1 envelope de sais de reidratação e mexer bem
Não colocar açúcar nem sal no soro
Não ferver o soro depois de pronto
Conservar o soro por apenas 24 horas
Após 24 horas, jogar fora o soro que sobrou e preparar novo litro de soro.
Como reconhecer que a criança está desidratada?
Na desidratação, a criança fica com os olhos fundos, a pele seca, a boca com pouca saliva, pouca lágrima, urina pouco e tem mais sede.
Quando procurar a unidade básica de saúde?
A família deve procurar a unidade básica de saúde onde já faz acompanhamento, para avaliação da criança quando:
- a diarréia for muito intensa
- a criança vomita todas as vezes que toma líquidos ou o soro oral
- tem sangue nas fezes
- a criança tem febre
- mesmo tomando o soro, a criança continua com sinais de desidratação.
Não há necessidade de procurar o pronto socorro, as unidades básicas de saúde estão preparadas para atender os casos de diarréia e de desidratação.
A partir de março, o Ministério da Saúde vai fornecer para as unidades básicas de saúde a vacina contra o Rota Vírus que é um dos principais agentes causadores da diarréia.
Essa vacina vai fazer parte do esquema de vacina do bebê, por isso não perca as datas de vacinação que estão na Caderneta de Saúde da Criança.